terça-feira, 10 de abril de 2007

Gerir uma carteira assim é como ser agricultor;...

... semeia-se, e deixa-se as sementes germinar. Se rebentam, é deixa-las crescer até dar frutos. Se não dão frutos, é mondá-las para dar espaço às plantas mais fortes para crescerem. Se não rebentam e apodrecem, o melhor é tirá-las logo da terra para que não prejudiquem a colheita, atraindo parasitas ou bolores.
Agora, há uma coisa a ter: alguma paciência, e esperar... Não querer ir logo buscar os frutos mal eles apareçam. Só quando estiverem maduros!
Vendo assim, até parece fácil. Mas há uma coisa a ter em conta. Não semear em má altura - inverno; esperar por uma boa estação - primavera ou verão.
Convém por isso ter uma carteira com posições longas quando os mercados estão "bull", i. e., com o "estado do tempo" a nosso favor. Sendo esta carteira baseada em títulos do PSI20, é conveniente verificar o estado mesmo.

Ora, parece-me que o PSI20 retomou a tendência de subida, após as ameaças verificadas nas semanas anteriores. Como se pode ver isso?
Uma forma clássica seria usar o MACD semanal (ver gráfico). Os sinais são relativamente fiáveis, e para uma perspectiva de longo prazo serve. No entanto, é um dispositivo relativamente lento a reagir à mudança.
Venho então sugerir o simples método das 3 velas semanais: se o PSI estiver a descer e a dada altura ultrapassar o máximo das 3 semanas (velas) anteriores - de preferência, fazendo uma vela verde - à partida vai inverter, i. e., é sinal de compra. O contrário também pode ser aplicado: se o PSI estiver a subir e a dada altura ultrapassar o mínimo das 3 semanas (velas) anteriores - de preferência, fazendo uma vela vermelha - à partida vai inverter, i. e., é sinal de venda. Esses sinais podem ser observados no gráfico (setas verdes e vermelhas, respectivamente).

Este método pode ser usado por investidores que apliquem o seu dinheiro em fundos (baseados no PSI20), menos interessados em acompanhar o mercado a toda a hora. Assim, podem saber quando passar o capital investido nos fundos de acções para outros mais defensivos (obrigações, p. ex.),

Neste momento, parece-me que o PSI20 retomou o "bom caminho", após uma breve quebra, justamente porque na semana passada ultrapassou os máximos das 3 anteriores semanas. O MACD ainda não deu sinal, e será curioso ver se virá a dar. A ver vamos.

Desta forma, com o PSI positivo e com uma escolha criteriosa dos títulos, espero ser fácil manter a "sementeira" positiva como descrito na primeira frase. Até vir o "inverno"... O meu desafio será conseguir que os títulos em carteira consigam uma performance superior à do PSI. Se não mais valeria investir num fundo de acções!

Bons negócios!

Sem comentários: