domingo, 28 de outubro de 2007

Algumas notas sobre o BCP

Em conversa com um amigo: "Essa história dos gráficos (AT ou lá o que é) é tudo treta! Não me digas que conseguíste adivinhar pelos gráficos que ia haver este anúncio de fusão com o BPI!" Respondi-lhe que, não sendo astrólogo nem sendo "insider" de coisa nenhuma, nunca ia adivinhar essa ocorrência; mas o que é certo é que o BCP estava em carteira há 3 ou 4 semanas.
A análise dos gráficos não serve, logicamente para fazer futurologia ou ler nas estrelas; serve apenas para tentar captar tendência, descobrir sinais (quantas vezes erróneos) que indiquem uma inversão de tendência ou continuação da mesma, etc. E é certo que muitas vezes esses "sinais" são logicamente induzidos por fortes comparas ou vendas que sabem mais do que a generalidade dos que estão no mercado. O caso do BCP penso que ilustra isto bem:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Embora estivesse a cair já nos 3 meses anteriores, a LTA de logo prazo nunca foi violada; pelo contrário: houve reacção em Outubro.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Olhando para o semanal, e como referi na altura, o sinal foi dado há 3 semanas atrás, quando aquela enorme vela rompeu os 3.30€. Até pode não ter nada a ver, mas não me surpreenderia que fosse um movimento devido a movimentações de "insiders". O que é facto é que, embora a coisa tenha amainado nas duas semanas seguintes, o sinal "técnico" estava lá. Por acaso na altura reparei, e por esse motivo está agora o BCP em carteira.
O ganho até é modesto, mas esperemos que a inversão se confirme e sobretudo, que não obedeça ao topo do canal (a linha interrompida), que de qualquer forma já foi posto em causa anteriormente.

Sem comentários: