domingo, 2 de março de 2008

Situação da Carteira 02Mar2008

Da serie de movimentos que fiz para reposicionar a carteira entre quinta e sexta feira resultou o seguinte:
Do anterior portefólio sobrou pouco. Uma das que sobrou foi o short na Crocs. Devem estar lembrados das sandálias/socos de borracha que fizeram furor no Verão. Durante 2007, o sucesso de vendas fizeram disparar a Crocs para níveis relativamente estratosféricos. De súbito, parece que o mercado se lembrou que, passada a moda, se calhar a marca não terá outro coelho na cartola para manter o mesmo nível de facturação. Em meia dúzia de sessões deste ano passou a metade da valorização no final de 2007. Neste momento quebrou uma zona de suporte ($25) e não parece ter força para lá regressar.
Outro short que ficou da anterior composição foi a Jerónimo Martins. O topo arredondado denunciava que poderia suceder qualquer coisa como no caso da Sonae SGPS (lembram-se: outro topo arredondado). No entanto aconteceu uma peripécia na quinta que me poderá fazer abandonar os trailling stops: Na descida violenta, seguida de uma reacção violenta o stop foi puxado abaixo e de imediato activado; logo a seguir voltou a descer. Tive que voltar a entrar a níveis um pouco mais desfavoráveis (assinalado no gráfico), uma vez que não voltou à zona onde o stop disparou.
Neste momento, a vela que fez pode indiciar uma recuperação, mas se o fizer deverá ser ligeira. Já começa a estar muito massacrada e penso que terminou o bull market (que já dura há anos) na Jerónimo. Por agora, estou a contar que possa ir aos valores mais baixos do canal.
Uma reentrada foi a EDP. Depois de fazer aqueles dojis no suporte acima dos 4€, tive receio que reagisse e fechei a posição. Na quinta deu sinais que não era assim.
A Portucel foi uma das minhas preferidas para shortar desde o final de 2007. A forma como obedecia ao canal permitia alguma previsibilidade nas manobras. A forma como descarrilou em Janeiro indicia que o tal canal poderá estar "gasto" e poderá começar a procurar outros caminhos. No entanto, resolvi arriscar uma nova visita à base do canal.
O short na Conexant foi um tanto impulsivo. Na sexta, ao final do dia apresentava um triângulo descendente perfeitinho, apoiado nos $0,55. Os índices estavam a descambar. Tudo parecia ajudar a uma quebra desse suporte. Resolvi arriscar, e entrei a esses níveis. Até ao final da sessão acabou por quebrar com bom volume. Em teoria, o alvo estará nos $0,35, mas já me contento se entrar na casa dos $0,40.
Por isso, só tenho shorts. Os índices parecem apontar numa continuação da correcção dos mercados. Há mais de uma semana referi que o DAX estava a fazer uma cunha ascendente que deveria ser quebrada em baixa. Assim foi, mas fui apanhado em excesso de confiança, e o DAX veio beijar a linha que tinha acabado de quebrar (kiss of death). Entretanto, parece retomar o seu "inevitável" caminho para os próximos tempos.
Bons negócios.

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá Quico. Mts parabéns pelo blog e pelas análises interessantes q fazes, tanto aqui cm no CdB, onde descobri o blog na tua assinatura, e desde aí tenho vindo a espreitar. Mais interessante ainda é o desafio da carteira com apenas 500€! Motivador p quem, cm eu, pretende iniciar-se e tb "entreter-se" em bolsa sem grandes valores envolvidos.

Mas tenho uma pergunta. Com posições tão pequenas e de tão curto prazo em CFD's, as comissões(julgo q 12€ se abaixo de 5000€), não são uma limitação importante? Ou tens um preço negociado com a tua corretora mais vantajoso?

Um abraço e votos de q a rendibilidade da carteira volte brevemente a valores de há umas semanas.

BB.

loc disse...

Olá, bunny!
Obrigado pelo incentivo. Essa questão tem sido recorrente. Eu também pensava, quando abri a conta na LJCarregosa (GoBulling Pro) que iria ser assim, e que teria que diversificar ao mínimo para não ser muito penalizado. Mas, para minha surpresa, a maior parte dos CFD's não requer comissão; paga-se pelo spread que é um pouco desfavorável. Pelo menos foi o que me sucedeu, e não tenho nenhum acordo especial com eles; sou um cliente anônimo. O melhor será ligar para lá e perguntar, não esteja eu a cometer uma imprecisão.

Um abraço.

Anónimo disse...

Pensei q a tua conta não fosse na Carregosa, não só por essa questão das comissões, mas porque as margens exigidas q tens no quadro são inferiores ao q eles têm indicado, tt no site cm na demo, q aliás só tem isenção de comissão acima de 10000€. O mínimo de 5000€ é o q vem nos preçários do Best e da Orey, daí ter achado n seria possível essa isenção sem ser preço negociado.

Obrigado pelo esclarecimento, hei-de informar-me p confirmar essa questão, pq p baixos valores permite outra liberdade.

Um abraço.

Anónimo disse...

P terminar esta questão das comissões, contactei-os e informaram-me q têm dois tarifários, um com spread 0,1% e comissão de 12€ abaixo dos 10000€, e outro sem essa comissão mas com spread de 0,3%.

Um abraço.

loc disse...

OK. No meu caso, o spread é 0.3%, o que confirma a tua informação.

Um abraço.