terça-feira, 22 de abril de 2008

"Good trading tends to be boring!"

... como diria Van Tharp. Eu bem avisei que após a adopção do novo método, a coisa ia acalmar muito. Como deve ser o bom trading; se não é jogar no casino. (Se bem que possa parecer ridículo quando se fala de uma quantia tão limitada; mas ou estou nisto minimamente a sério ou brincamos).
Depois da montanha russa do primeiro trimestre, paulatinamente a valorização da carteira começa a recuperar. Quais as diferenças do que é feito agora para o que foi feito anteriormente:
  • Money management: em vez de se escolher o número "a olho", o tamanho das posições é definido de forma a que a distância para o stop loss inicial não provoque uma perda superior a 20€. Isso limita a quase nada o stress que se possa ter sobre eventuais perdas; só que o reverso da medalha é termos valorizações mais comedidas. Resumindo: perdem-se as subidas a pique mas evitam-se as descidas aos infernos.
  • A todo o momento, sei o que fazer. Em vez de hesitar e andar a pensar se saio ou mantenho, o sistema adoptado - bom ou mau - define regras precisas e só tenho que segui-las. Se algo correr mal, posso sempre culpar o sistema ;-). Mas tenho boas razões para confiar nele (back testing) e sei que se mantiver alguma consistência, a prazo dará lucro. No entanto, não excluo futuros possíveis ajustes.
Rápida revisão das posições abertas (por ordem de abertura):
  1. Longo na J. Martins - Estou desde o início do mês à espera que faça algo. Não tem aquecido nem arrefecido.
  2. Curto na AMD - É a que tem animado mais a carteira. Como a entrada foi feita mais em cima do stop, é a que está mais alavancada. Parece-me que não se vai aguentar muito mais acima dos $6.
  3. Longo na GALP - É a posição que mais valorizou na carteira e o movimento está muito dentro daquilo que esperava dela.
  4. Longo na Mota Engil - Tem cumprido desde o sinal de entrada. É deixar seguir.
  5. Longo na Portucel - Idem, idem... aspas, aspas.
  6. Longo na Semapa - Praticamente não mexeu desde a entrada. Boa consolidação. Animação pode estar para breve.
E pronto! Resta-me deixar uma dica: a Evergreen Solar Inc. (ESLR:nasdaq) está prestes a dar sinal para "shortar".

Bons negócios!

4 comentários:

Anónimo disse...

Estou curioso com o sistema adoptado. O main trend é confirmado através das últimas 3 vela mensais?
A entrada é através do semanal, certo?
Obrigado

SVLLA

Anónimo disse...

Boas Quico!

Tudo compreendido menos o sinal de short na ESLR...

Porquê? Pelas 3 velas semanais descendentes?
Qual o sinal efectivo para o short?

Um abraço

loc disse...

Fez há pouco mínimos de 4 semanas (olhar as 3 velas semanais anteriores). Quanto ao trend, é como descreve o anónimo acima.
Já agora: ia shortar a ESLR mas descobri que a plataforma GoBulling não o deixa fazer. Paciência.

Abraço.

Anónimo disse...

Boas Quico; para te deixar um abraço ("publico"), e para agradecer essas "experiencias" que fazes: continuo a pensar que pareces um psicologo a testar as massas, mas usando apenas um especime: tu mesmo! Abraço! PS - O Homem, tu entraste na JMT, cedo demais? ou tarde de mais? Hehehe