sexta-feira, 6 de junho de 2008

Isto está uma pessegada!

Todos as posições abertas resultaram de stops de compra ou venda que deixei numa lista de CFD's com baixa margem exigida e com uma boa capacidade de se mexerem em sintonia com o método (...e há poucas portuguesas nessa lista).
Os stops começara a disparar e ontem tinha quatro ou cinco posições curtas abertas, contra apenas 2 longas. Comecei a achar que por fim, o caminho seria para sul.
De súbito, hoje 3 posições longas nos States dispararam. Acabo por só ter posições longas do lado de lá do Atlántico. Que pessegada! Afinal para que lado é que isto vai?
E o mais curioso é que as posições curtas não foram penalizadas com a abertura em força de Nova York!
Cada vez me parece mais que para o médio prazo os mercados vão continuar a lateralizar, sem uma tendência definitiva.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quico, é mesmo necessário teres DEZ posições abertas? Tu já não cometeste esse erro no passado?

Abraço.

loc disse...

És capaz de ter razão.
A "pessegada" a que me refiro deve-se justamente a isso. Eu esperava que o mercado se definisse, por exemplo, para baixo e aí as posições curtas mantinham-se, abrindo-se mais uma ou duas, enquanto as longas se iam fechando. Ora, para minha surpresa tenho 5 longas e 5 curtas abertas; e nem de propósito, hoje de manhã a Infineon abriu mais uma longa (ainda vou postar).
Vamos lá ver o que isto dá, mas de qualquer forma o dinheiro para margem está a acabar.
Para terminar, deixa que em minha defesa diga o seguinte: Anteriormente a carteira era gerida a "sentimento" ou a "olho". Ter muitas posições abertas fazia com que não desse para acompanhar bem 2 ou 3. Actualmente, o método obriga-me a ter sempre stops actualizáveis semanalmente e que me limitam as perdas a 20€ por posição. Por isso, tirando uma vez ou outra, só tenho que verdadeiramente pôr ordem na carteira no final de cada semana. Por exemplo: neste instante, a posição curta na Bayer está a perder 12€, e nem me interessa ir lá ver o que se passa; sei que está lá um stop, e tudo decorre como planeado.
E, como sabes, o importante é ter sempre um plano bem definido para cada posição.

Abraço, e "malha" sempre que quiseres! ;-)