domingo, 3 de fevereiro de 2008

Balanço ao fim de um mês.

A carteira foi fortemente fustigada pela volatilidade, mas sobretudo devido a um excessivo "overtrading" da minha parte, fruto de alguma insegurança. Numa carteira virtual (paper trading) que tenho gerido numa espécie de competição entre amigos, tenho mantido as posições de uma forma mais continuada, baseando as minhas posições em análises dos gráficos no longo prazo. Os resultados têm sido bem melhores do que os obtidos neste contínuo "entra e sai". Decididamente, vou tentar mudar o estilo. Ter uma valorização de 20% ao fim de um mês é bom para qualquer carteira; no entanto, saber que pelo meio já se esteve perto dos 100% de valorização dá que pensar.
Outro aspecto que talvez seja criticável será o facto de me manter agarrado (apaixonado) por títulos e posições que provavelmente já esgotaram o movimento. Pode ser o caso da Alcatel ou da Michelin. Isso poderá ser verdade, mas parece-me que terá mais a ver com falta de tempo para procurar outras oportunidades de trading. Será outro aspecto a corrigir.
Mais uma autocrítica: não há necessidade de estar 100% investido. A partir de dada altura, teria feito melhor ter ficado 100% líquido e ter parado para pensar.

Bom, por agora já chega de auto flagelação. Voltando ao estado dos mercados: tenho acompanhado a evolução do índice S&P500 de forma a "apalmar o terreno". E como tenho dito, penso que será de continuar a apostar nas quedas, a recente recuperação poderá não passar um um "dead cat bounce".
Entretanto, ao navegar em vários sites deparei-me com este video, no Free Trading Videos, e até fiquei arrepiado com o facto de a leitura feita por este comentador bater tão certo com a minha. Até nos detalhes da evolução no intraday...
Nesta próxima semana pode-se talvez já ficar a saber se tenho razão ou não.

Bons negócios!

1 comentário:

João Coelho disse...

Boas!
Acho que a volorização de 20% num mês é muito bom :)
Mas só agora é que comecei a despertar para o mercado de acções, e antes de fazer porcaria queria ver se aprendia qualquer coisa :D

Achei este blog no google a semana passada e vou continuar a acompanhá-lo!

Boas negociações.