quinta-feira, 18 de maio de 2006

"Sell off" no PSI faz disparar todos os "stop loss"

Escusado será dizer que constituiu uma "mossa" considerável - 3,5% - na carteira. E por aqui me fico para já. Tenho que repensar a minha estratégia e disciplina, e ficar de fora por uns tempos. Até já!

5 comentários:

Anónimo disse...

Quico, porque não vais a uns puts? Sempre dá para entreter.

loc disse...

Pressupondo a inexistência de ironia na sugestão, a minha resposta é: já pensei nisso. Com uma parcela muito pequena da carteira, claro.
O problema é que tenho falta de prática com warrants. Depois, há questão de saber se a correcção terminou ou não; ainda me habilito a apanhar o fim da correcção, e no Dax quando inverte, inverte com força...
Pensei ainda em tentar vendas curtas, mas no PSI isso só é possível no intraday e não sei se compensa o risco. Mas se surgir algum pânico, quem sabe! (Estou a lembrar-me de uma Altri, já que para a Sonae Indústria devo ir tarde...)

Sinceramente: estava a pensar acalmar um pouco e rever a minha abordagem a estas coisas. Não me posso esquecer que o ganho da carteira em muito se deveu a ter conseguido apanhar alguma euforia à volta da OPA da PT. Se não fosse isso, era capaz de andar aqui a penar.

Agradeço a sugestão. Este blog é para isso mesmo; para troca de ideias e recolha de conselhos para este Investidor Inseguro!

Um abraço!

Anónimo disse...

Caro amigo, não foi com ironia nenhuma, visto que estamos todos no mesmo barco. Se o mercado continuar a cair, teremos que nos adaptar à nova realidade e para isso tem de se estar preparado. Dá uma vista de olhos em www.citiwarrants.com

Abraço.

Ertai disse...

Uma "mossa" de 3,5%, não pode ser considerada muito grande, principalmente depois das recentes correcções.

Repensar a estratégia talvez não seja a melhor alternativa. Mantêr a mesma estratégia lucrativa que o levou até aqui talvez seja o melhor.

Este tipo de correcções acontecem e nem a carteira perfeita pode evitar estas descidas. Estes periodos devem ser considerados como normais e deverá pensar em como aproveitar a próxima inversão.

Cumprimentos

loc disse...

Viva, Ertai!

Obrigado pelas palavras de encorajamento.

No entanto, a tal mossa foi apenas mais uma, entre outras que trouxeram o valor da carteira desde os 30% até aos 17% de valorização.

Se reparares, tenho que assumir que nos últimos tempos fui muito indisciplinado face à estratégia por mim definida na primeira entrada deste ano. É sobretudo ao nível dessa minha (in)disciplina que terei que fazer algumas revisões.

Um abraço.