Por motivos pessoais, vou ter que usar o dinheiro em carteira, pelo que ela vai terminar aqui. Poderia continuar com transações fictícias mas não seria a mesma coisa: a carga psicológica de não "jogar" com dinheiro real iria distorcer a minha actuação.

Como balanço, resta dizer que a rentbilidade não foi tão espectacular como isso: desde o início o PSI20 valorizou 33%, enquanto a carteira valorizou quase 40%; isto depois de ter chegado a valer acima dos 4000€ (aprox 60%). Fui criticado por ultimamente ter apostado em warrants, mas fazendo umas contas rápidas conclui que eliminando todas as transações com warrants, a carteira teria valorizado este ano apenas 8-9% e atingido um pico de 18%. Uma crítica mais certeira prendeu-se com a observação de que eu dominava melhor ações portuguesas e que não devia ter apostado em warrants sobre os índices (nomeadamente o DAX). Aí, de facto, se eliminasse essas transações, o resultado já teria sido um pouco melhor - 23% este ano, atingindo um mesmo máximo (34%).
De qualquer maneira já não foi nada mau. Deu para apreender umas coisas e trocar ideias com outras pessoas interessadas. Agradeço a todos que quiseram comentar e "postar" as suas críticas e opiniões. Obrigado a todos.
Mas para quem pensava que o blog ia morrer aqui, desengane-se. Tenciono em breve recomeçar com uma nova rubrica: a ideia será necessáriamente uma cateira virtual, baseada num capital inicial de 6000€, sem reinvestimento dos ganhos. "Investirei" apenas em acções portuguesas (com uma ou outra excepção). Possivelmente poderei assumir posições curtas, embora tenha que me informar se isso é realista no nosso mercado. Mas para já é só uma ideia. Mais notícias para breve.
Um abraço, e bons negócios!
3 comentários:
É uma pena que tenha de terminar a experiência.
Agradeço-lhe tê-la partilhado e desejo boa sorte na vida, possa um regresso (a sério) chegar mais rapidamente.
Um abraço Quico !
The Mechanic
Bom Blog que proporcionaste! Parabéns!
Antonio
Enviar um comentário