quinta-feira, 8 de março de 2007

Easy comes, easy goes!

Num dia positivo para os mercados, nem as Calls correram bem!
Há dias em que tudo corre inexplicavelmete mal. O BCP desatou a subir (fechei a posição nos warrants a 0.23€ - preço de compra); O DAX desata a subir, embora o NASDAQ tenha quebrado ontem no final da sessão, e fechado vermelho (fechei o put warrant sobre o DAX quando chegou aos 6700, no limite da dôr, nos 1.99€); depois de ter tido os warrants da GALP ontem a valer 0.82€, por ganância esperei para hoje, e eles cairam até estacionar nos 0.58€; A EDP continuou a insistir no teste ao suporte acima dos 4€ (vá lá que no final da sessão surpreendeu, e fechou a no preço de ontem)... Isto tudo NUM DIA DE SUBIDAS!!! Argh!
Para completar o quadro, nem a SAG ajudou; subiu um pouquinho durante o dia, e fechou na linha de água!
Resultado: valorização da carteira caiu para 20% este ano!

Não me peçam comentários...

P.S. - ... ou melhor, tenho um: Acho que fiz algumas boas jogadas nos warrants há uns tempos e entrei em modo de "excesso de confiança"! Por isso, cuidadinho com os warrants!

3 comentários:

Anónimo disse...

Boas Quico,
tenho seguido com > < frequencia a tua carteira. Antes de mais parabéns pelo desenvolvimento e aprendizagem em AT em tão curto espaço de tempo (penso que tens +- ano e meio, dois anos disto) e pela rentabilidade alcançada. Interessante é para mim observar a tua evolução no trading. As tuas experiencias por diversos produtos - aquilo que ao inicio seria um fundo (carteira de titulos com excelente rentabilidade o ano passado), passou a ser gerido como um hedge fund descricionário, com a meu ver ao utilizares produtos que te permitem alavancar poderes aumentar mais a rentabilidade. O meu ponto é apenas este. Vi muita gente queimar-se com os w´ts e aquilo que ao inicio fazias seria um position trading quase que passou a day trading ou quase scalping.Leva a que o stress seja maior não te esqueças disso. Um hedge fund teoricamente serve para proteger posições longas com curtas (teoricamente) mas tu numa altura de pouca definição de tendencias (se estivesses em position ou estarias neutro ou longo, ou mesmo stopado), estás a arriscar alavancado e a tentar adivinhar a tendencia.
Não é nenhuma critica, antes pelo contrário, é interesante observar a nossa evolução pelos mecanismos à nossa disposição e ver se se adequam ou não ao nosso estilo e perfil de risco. eu pessoalmente continuo apenas como position e faço hedge com cfd´s nestes momentos.Longo em acções ou indices e curto em cfd´s sobre os mesmos. Isto até ser stopado.Obviamente que também ando a marinar e a rentabilidade anual não é de perto ou longe a tua (4% desde o inicio do ano), tendo como meta os 15 a 20% este ano. Adoro ver a tua tentativa de experiencias mas serve apenas este extenso comentário para chamar a atenção que estás a meu ver a fazer overtrading em produtos alavancados sem fazeres hedging numa fase de indefinição.
Continua, que eu gosto :-)
um abraço e bfs

loc disse...

Obrigado, pelas sábias palavras. No entanto já tenho mais experiência nisto do que os 2 anos que apontas, o que só abona em meu desfavor. Já devia ter ter juizo!

A minha ideia ao entrar nos warrants nem era entrar numa gestão mais radical da carteira. A ideia era diversificar a carteira, que dada a exiguidade do capital, só permitia apostas em 1 ou 2 títulos. Planeava a dada altura repartir 3000€ por duas acções, e usar o restante em warrants com tranches de 200-250€. Pensava eu que os pequenos montates limitariam os potenciais danos da alavancagem. Para além do mais, permitiria estar tomar posições "curtas".

Ora, penso que o problema foi não me ter mantido "sticked to the planed" (seguido o plano à risca). Os bons resultados iniciais entusiasmaram-me. De facto entrei em excesso de confiança e "over trading", fugindo completamente ao espírito deste blog.
Tenciono voltar, com calma, ao que estava planeado, e rever por completo o posicionamento da carteira.

Mais uma vez obrigado pelas palavras de encorajamento. Um abraço e aparece sempre..

loc disse...

P.S. - Só uma correcção ao plano descrito há pouco: a ideia era aplicar tranches de 200-250€ em warrants, mas deter apenas um warrant de cada vez. Justamente para evitar dispersar uma parte significativa da carteira (cerca de 15-20%) em produtos alavancados, e assim limitar os problemas da alavancagem.