segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

"Don't Try This At Home"

Antes que me acusem de andar a aliciar ou enganar os principiantes, gostaria de deixar aqui um ou dois comentários acerca da performance recente da Mini-Carteira:
  • Não é líquido que este rentabilidade explosiva continue sempre. A divulgação desta carteira coincidiu com o início de uma sequência de quedas que começa a acelerar para um certo pânico. Já ando pelo menos há 2 ou 3 meses a farejar o estas quedas que estão agora a acontecer. Mas nesse período anterior, a rentabilidade não foi nada de especial. Por isso nada garante que continue com este ritmo.
  • Para quem começa a usar CFD's: não pense que os CFD's por si só são a varinha mágica para altas rentabilidades. Atenção que devem ser usados com pequenas quantias, pois são fortemente alavancados. Não esquecer que cada movimento percentual num título pode ser multiplicado por 10 sobre o valor da margem investida. É sempre melhor pensar da seguinte forma: negociar o mesmo numero de CFD's que se negociaria se se usasse em acções o dinheiro de que se dispõe. No meu caso comecei com 500€ (1/10) porque preferi guardar os restantes 4500€ em aplicações mais seguras. Pense nisto!
  • Finalmente: Isto é um mero exercício que decidi divulgar, não para aconselhar terceiros sobre como investir, mas antes para me obrigar à disciplina de ter que confessar os meus erros a uma plateia, o que faz com que tenha que me justificar e por isso pensar 2 vezes cada vez que faço um trade. E claro, seria desonesto não admitir que, estando a carteira como está, não fosse para mim um motivo de vaidade.
Posto isto, volto ao título deste post: "Don't Try This At Home"!

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns Quico. A tua carteira é de invejar muita gente lololol. Estás a fazer um excelente trabalho e só tenho pena que não negoceias warrants (puts). Eu pessoalmente não posso manusear CFDs porque não tenho o best pro. Por isso vou para os warrants (5 % da minha carteira).

Enslaved