domingo, 20 de janeiro de 2008

É melhor começar a esfriar a cabeça

Nestas última semana (e mesmo na anterior), fruto do facto da estratégia que segui começar a dar frutos muito rapidamente, comecei a funcionar num modo eufórico, com muitas entradas e saidas de n posições, stops muito apertados a disparar a toda a hora, etc. Este estilo que não é muito do meu agrado e tende a provocar mais perdas que ganhos. Reparei que se estivesse ficado quieto (ou eventualmente apenas reforçado posições ganhadoras), teria ganho mais sem grande esforço.
A título de exemplo aponto para a Portucel. Se me tivesse mantido com o stop à distancia, e não tivesse fechado a posição tão cedo há mais de uma semana - reforçando-a até quando mostrou fraqueza - esta hora estaria com ganhos bem mais consistentes.
Vou por isso procurar esta semana apontar para dois objectivos:
  • Deixar amadurecer as posições, reforçando algumas sempre que se justifique. Manter os stops à distancia e não entrar em pressas de fechar posições logo que haja uma perda de alguns euros.
  • Procurar reduzir o numero de posições. Começa a custar manter-me atento a tantos títulos. No início da carteira apontava para gastar à volta de 50€ de margem por posição. Com o aumento da liquidez comecei "a ir a todas". Se calhar vou começar a passar para 60 ou 70€ de margem por posição e a ter não mais que 6 ou 7 posições abertas (ao contrário das 9-10 actuais).
Bons negócios.

Sem comentários: